quarta-feira, março 28, 2007

Agora é que é...






"Nas escadas de Quebra-Costas, no próximo sábado 31 de Março, entre as 11 e as 20 horas, terá lugar uma iniciativa promovida pelos estabelecimentos comerciais e de restauração daquele espaço da cidade, que celebra o início da Primavera com um mercado ao ar livre. Para além dos produtos dos estabelecimentos locais, que estarão à venda no exterior, a iniciativa vai incluir uma feira de flores, plantas, discos, livros, banda desenhada e bolos regionais e ainda conta com a actuação dos Djs Gordito, A Boy Named Sue e Octopussy Crew.

Esta é a primeira edição de uma iniciativa que vai acontecer mensalmente de Março a Setembro de 2007, e que pretende animar e dinamizar comercial e culturalmente um espaço excepcional da cidade, que embora frequentado por uma maioria de turistas que a visitam, foi consideravelmente esquecido pela população de Coimbra.

A comissão que organiza o evento considera que esta é uma forma de recuperar a vitalidade e a capacidade de atracção do centro da cidade e de evitar o progressivo esvaziamento e perda dos valores de identidade e referência que este tem sofrido pelo alheamento da cidade e do investimento público e privado. Assinala também a necessidade de unir esforços e definir estratégias comuns para devolver aos centros tradicionais a importância e o significado que o crescimento urbano e a disseminação de novas centralidades lhes têm continuamente retirado. Considera ainda que esta deve ser uma causa de todos pela preservação da cidade como espaço vivido e não exclusivamente histórico ou patrimonial e a necessidade de evitar absurdos urbanísticos e demagógicos como o triste episódio da cobertura da baixa ou a demolição quase cabal da Rua Direita. Reforça ainda a intenção de que a candidatura da Universidade e Alta de Coimbra a património da humanidade ajude a criar condições para este poder vir a ser um caso exemplar de associação entre interesses de moradores, actividades económicas, instituições, organismos técnicos e poder público.

Convidamos todos a vir desfrutar da primavera num dos espaços públicos mais interessantes de Coimbra."

Sem comentários:

 
Copyright 2009 origami. Rádio Universidade de Coimbra Emissão Online, Online Broadcast | 107.9FM (Coimbra, Portugal).