segunda-feira, fevereiro 20, 2006

M_NUS Showcase@Viaclub_24Fev06





Finalmente, a aguardada presença em Portugal da canadiana M_nus. Editora de Richie Hawtin (aka Plastikman), e onde pontificam os nomes de Mathew Jonson, Niederflur (aka Misc.), False (aka Matthew Dear), Swayzak, Sutekh, Theorem, Magda, entre outros. Objecto de culto a nível internacional, a M_nus apresenta-se entre nós com dois dos seus mais respeitados elementos.

Marc Houle foi responsável por um concerto a todos os níveis memorável na última edição do Sonar, e Troy Pierce, respeitado dj, que acaba de editar o seu primeiro álbum como Louderbach, tem merecido os mais rasgados elogios da imprensa internacional. Ambos fazem parte, juntamente com Magda, do projecto RunStopRestore.

Juntos, preenchem uma noite de descoberta de novas estéticas musicais.


MARC HOULE

O Acid house, o synth pop dos anos 80 e os primeiros anos do minimalismo techno, (“Clock widht” do álbum Restore, é um tributo a Daniell Bell) influenciaram de forma bem visível as produções deste canadiano mentor do trio Run Stop Restore que, pelas mãos da M_nus, foi projectado para a notoriedade.

O seu 1º e único Lp, Restore, editado em 2005, foi aclamado pelo público e critica, tendo sido apresentado com grande sucesso em numerosos clubes e festivais em todo o mundo, como ficou comprovado na última edição do Festival Sonar (Barcelona) com uma das mais efusivas prestações deste evento.

Restore é composto por 11 temas de techno minimal, de grande subtileza, mas é na sua transposição para concerto que ganha uma vitalidade não audível no duplo vinil.

Para além do techno e house minimal, Marc Houle apresenta uma vertente pop através do projecto Raid Over Moscow e electro, com 2VM, de que faz parte a americana Estela Vasicka.

TROY PIERCE aka LOUDERBACH

Originário de Indiana, Troy Pierce viveu durante 10 anos em Nova York, onde a cena minimal techno era praticamente inexistente. Descontente com esta situação, mudou-se em 2004 para a Meca da música electrónica (Berlim), onde se começou a dedicar tanto à produção como à actividade de dj. Run Stop Restore, foi o primeiro projecto de que fez parte, juntamente com Magda e Marc Houle, editando em 2004 o excelente “Geometry”, através da M_nus. Poucos meses depois, dava o primeiro concerto a solo com o projecto Slicknoise, no Magnet Club, em Berlim, a que se seguiriam presenças no Mutek (Canadá) ao lado de Magda, Jeff Samuel e Mathew Herbert, e em Nova York, num showcase da M_nus (Minimise to Maximise) com Magda, Mathew Jonson e Richie Hawtin. Louderbach, é outro dos seus alter-egos editado pela label que o próprio criou, a Underl_ne, cujo o aclamado álbum “Enemy love”, viu a luz do dia no início deste ano.

As prestações como dj surgiram naturalmente ao lado dos seus companheiros de editora e de outros como Zip, Sammy Dee, e Ricardo Villalobos, em Detroit Nova York, Londres, Zurique, Viena ou Berlim, tornando-se naturalmente um embaixador M_nus. Para tal, muito terá contribuído a integração que fez das novas tecnologias ao serviço do dj. Tendo sido dos primeiros utilizadores do Final Scratch, Troy Pierce junta o Ableton Live, para quebrar a fronteira que separa um dj set de um concerto, criando, graças à sua técnica, momentos de grande dinamismo e originalidade.

www.soniculture.com
www.cnostra.net

Como é hábito, o Origami associa-se às produtoras Cosa Nostra e Sonic na divulgação. Até ao dia do evento, o Origami oferece 2 entradas por dia. Estejam atentos e...boa sorte!

Sem comentários:

 
Copyright 2009 origami. Rádio Universidade de Coimbra Emissão Online, Online Broadcast | 107.9FM (Coimbra, Portugal).