terça-feira, dezembro 20, 2005

Loosers ao vivo em Coimbra



Figuras centrais da nova música urbana arremessada a partir da Grande Lisboa, os Loosers são um grupo de gente afoita formado por Tiago Miranda (voz, guitarra, etc.), Rui Dâmaso (baixo, etc.) e Zé Miguel (bateria, etc.). Juntos desenvolvem uma instigação celebratória das abordagens mais subversivas proporcionadas pela detonação punk de finais dos anos 70.

For All The Round Suns é o primeiro longa duração destas pessoas, depois de uma miríade de lançamentos mais ou menos oficiais, mais ou menos interessantes, noutros formatos. As oito músicas que o integram recuperam algo próximo do raciocínio que os Golden Palominos interromperam após o seu primeiro álbum homónimo de 1983, no sentido em que extravasam a mesma desproporção afectada, ainda que atirada numa direcção diferente.

Tiago Miranda utiliza menos a voz neste álbum do que em gravações anteriores, abrindo dessa forma espaço a uma maior liberdade rítmica, mais bem desenhada, explorando, conscientemente ou não, novas formas de agitação. As faixas mais interessantes incluem “The Line Up”, um assalto taquicárdico, reminescente dos capitais concertos da banda, “Hanging From The Inner Cadaver” e “Aboriginal Urine Down The Slope Of A Tight Virgin”, provavelmente o momento definitivo do álbum e de aquilo que os Loosers são em 2005. Apenas “Mafalala”, um esboço de contornos demasiado indefinidos, parece algo deslocada.

Sem questionarem a sua particularidade, os colectivos libertinos de génese norte-americana No-Neck Blues Band e Jackie-O Motherfucker são alguns dos pontos de contacto mais contíguos a esta música. Difícil de compreender mas demasiado estranho para não ter algum significado, For All The Round Suns nunca tinha sido feito até agora. Existe sozinho na música moderna portuguesa.

SEXTA 23 Dezembro no VIA CLUB, Cosa Nostra Network prowdly presents: SPECIAL GIG 2 feat. LOOSERS

Sem comentários:

 
Copyright 2009 origami. Rádio Universidade de Coimbra Emissão Online, Online Broadcast | 107.9FM (Coimbra, Portugal).