quarta-feira, dezembro 07, 2005

Festival Best Off



A Casa da Música apresenta Festival Best Off:

1) REEL PEOPLE | THE MITCHELL BROTHERS | GILLES PETERSON - quarta, 7, sala 2, 23h00
Revelação no Reino Unido, os Reel People estrearam-se na cena urbana em 2001 com o single «Spiritual» (feat. Nathan Haines) e o sucesso obtido nas pistas de dança levou-os para o estúdio. O esperado álbum de estreia do trio Oli Lazarus (responsável pela Papa Records, editora da banda), Tom Davidson (engenheiro de som) e Mike Patto (Restless Soulster), «Second Guess», conta com a participação de músicos (Nathan Haines e Neville Malcolm), cantores (Vanessa Freeman, Krim, Peter Nelson e Dyanna Fearon) e produtores (DJ Spinna, Phil Asher, Afronaught e Seiji) de referências dos EUA e Inglaterra.

2) RADIAN - quinta, 8, sala 2, 23h00
O trio austríaco composto por John Norman (baixo), Martin Brandlmayr (bateria) e Stefan Németh (sintetizadores) aposta numa sonoridade pós-rock/electrónica através de instrumentos acústicos e eléctricos. Por vezes, ao vivo, a forma como tocam os instrumentos acústicos leva-nos a pensar que estamos perante um espectáculo de música electrónica do que propriamente em frente a uma banda.

3) KUBIK | HECKER (live) & TINA FRANK (video) - sexta, 9, sala 2, 24h00
Victor Afonso estreia-se na Casa da Música com «Metamorphosia», o segundo registo do projecto Kubik, uma identidade musical em constante expansão e fruto dos múltiplos universos onde o músico se movimenta. O sucessor de «Oblique Musique» (2001) inova nas experiências com a voz, na exploração de ambiências e no recurso a instrumentos orgânicos. O alemão Florian Hecker é uma das figuras incontornáveis da editora austríaca Mego. Usando o computador com meio de produção, Hecker rompe todos parâmetros daquilo que nós vulgarmente chamamos de música. Estruturas aleatórias, timbres estranhos, explosões, rupturas, ruído e corrosão são algumas das ideias que fervilham nas suas composições. A actividade de Tina Frank como designer teve início em 1992 na Metadesign em Berlim. Três anos mais tarde fundou a sua própria companhia: a `Inwirements`. A empresa, rapidamente, especializouse a desenvolver conceitos visuais para empresas, organizações, conferências e eventos.

4) FELIX KUBIN | HK 119 | LES GEORGES LENINGRAD | MYLO | DJ TIGERTAILS - sábado, 10, sala 2, 23h00 às 06h00
Felix Kubin, alter-ego de Felix Knoth, regressa a Portugal para apresentar o seu último registo, «Matki Wandalki». Membro do colectivo de música experimental e electro-acústica Klangkrieg, Kubin apresenta-se agora em formato "one man show" com sintetizadores, órgãos antigos e um gira-discos. Oriunda da Finlândia, Heidi Kilpelainen mudou-se para Londres aos 21 anos onde desenvolveu a sua paixão pela arte, música e representação. Sob o nome de HK 119, o principal veículo criativo da artista, Heidi Kilpelainen vem à Casa da Música dar a conhecer o seu álbum de estreia «Pick me Up». Eleita por Björk "artista do ano", Kilpelainen conta ainda com o apoio e admiração de Alison Goldfrapp. Les Georges Leningrad são os maiores representantes da cena pós-punk de Montreal. As suas actuações ao vivo não passam despercebidas, pela performance e guardaroupa, e a sonoridade inclui no wave, punk e electro. À Casa da Música trazem «Sur les traces de Black Eskimo», lançado no final do ano passado. Mylo, o autor de «Drop The Pressure» vem à Casa da Música provar que a sua música pode ser ouvida num concorrido festival de Verão, como aconteceu em Agosto no Sudoeste, da mesma forma que pode ser sentida em pleno Inverno numa sala fechada. O projecto Tigertails é constituído por Leonardo Martins (aka Leo Martin) e Miguel Cristina (aka Cris). Naturais do Porto, ambos começaram por passar música em diversas casas do País - das quais se destaca o warm up para Felix de Housecat -, até decidirem apostar em produções próprias. Apreciadores de diferentes estilos musicais que vão desde o dub, ao electro, o presente projecto de originais espelha as várias influências que os inspiraram em variações deep e minimais, numa viagem que começa em Nova Iorque e acaba em Berlim.


O Festival Best Off tem o apoio da Rádio Universidade de Coimbra. Sintoniza os programas Origami e Botox para te habilitares a convites duplos para os concertos na Casa da Música.

Sem comentários:

 
Copyright 2009 origami. Rádio Universidade de Coimbra Emissão Online, Online Broadcast | 107.9FM (Coimbra, Portugal).