segunda-feira, abril 20, 2009

Koze della Via


















Estávamos em meados dos anos 90 quando na Alemanha o movimento hip-hop dava cartas e Dj Koze, com a sua banda Fishmob, se ia destacando e ganhando posição no seu próprio nicho. Com o álbum “Power” os Fishmob entravam nos principais charts de pop alemães, com direito a videoclip passado na MTV e Viva, e apoiados por uma base de fãs ideologicamente à esquerda que queria protagonizar as mudanças numa nova Alemanha. Apesar de estar ligado a este universo pop, Dj Koze mantinha se atento e experimentava outras abordagens à música electrónica, quer fosse através do ambiental, do breakbeat, ou das colagens sonoras retiradas de uma série de géneros musicais.
Já em inícios de 2000, com Carsten Meyer (Erobique) e Daniel Stommer (Fishmob e Dj Cosmic), cria os International Pony. Dj Koze actua como dj nesta lendária formação de Hamburgo, cujo memorável álbum “We Love Music”, foi aclamado por público e critica especializada, tendo merecido edição na inglesa Skint de Norman Cook (Fatboy Slim). Com uma série de ep’s e álbuns editados por casas como a Columbia, Sony Music ou Playhouse, os International Pony continuam a ser considerados uma das mais divertidas formações de música electrónica em palco, muito graças às doses de humor e inteligência que oferecem nas suas actuações.
Em paralelo desenvolvia o seu alter-ego Adolf Noise, onde dava azo à sua faceta mais experimental e abstracta como ficou bem patente em “Wunden’s Beine Offen” e mais tarde em “Wo Die Rammelwolle Fliegt”, 2 álbuns onde juntava uma panóplia de samples e grooves na construção de registos únicos, situados nas franjas da música electrónica.
Como Dj Koze edita sobretudo pela Kompakt, quer através de mix-cd’s, de que “All People Are My Friends” constitui um excelente exemplo do seu ecletismo e capacidade de surpreender a cada faixa, como através de temas editado pela Kompakt Extra, na série Speicher, mais direccionados para a pista de dança. O álbum “Kosi Comes Around” de que alguns temas foram retirados para posterior remistura (Farben e Audion) foi em 2005 considerado dos melhores Cds/Lps já editados pela Kompakt, constituindo ainda hoje uma referência da música electrónica, cruzando estilos e esbatendo barreiras. Nos últimos tempos para além da Kompakt, tem visto os seus temas inseridos em ep’s da Cereal/Killers, remisturando Sid LeRock, Philpot, International Records Recordings, ou Areal, partilhando o vinil com Ada, Dee Pulse e Basteroid.
A sua experiência enquanto dj de hip-hop, em que revelava apurada mestria, foi transportada para as sessões com que corre mundo, misturando géneros que vão do disco ao house do minimal ao deep techno, sempre com elevada perícia e doses de bom humor. O seu reconhecimento como dj é geral tendo sido eleito pelos leitores da Trax magazine “Dj Of The Year” entre 1999 e 2006 e, por variadas vezes, recebendo o mesmo título pelos leitores da De:Bug e Intro.
Este mês a Get Physical edita “Reincarnations”, mix-cd que reflecte a diversidade de géneros com que diariamente convive. Matthew Dear, Matias Aguayo, Sascha Funke, Nôze ft Dani Siciliano ou Malária vs Chicks on Speed, sofrem remisturas pelas mãos do Mestre Koze, numa sequência que se destaca pela coesão e coerência no seu todo, com quebras que nos fazem respirar e ganhar fôlego para o salto seguinte.


O artista também conhecido por Kosi Annan (!!), Monaco Schranze e, agora, Swahimi (The Unenlightened), encerra as comemorações dos 10 anos de Cosa Nostra com um Dj set imperdível no Via Club.

O Origami apoia, recomenda e também vai!!

sto pensando a te
sto pensando a noi
sono Koze della vita


Sem comentários:

 
Copyright 2009 origami. Rádio Universidade de Coimbra Emissão Online, Online Broadcast | 107.9FM (Coimbra, Portugal).