quinta-feira, janeiro 29, 2009

SEXTA, 30 de Janeiro > EXTRAWELT LIVE! @ Via Club















EXTRAWELT

Arne Schaffhausen e Wayan Raabe tornaram-se célebres, nos meandros da cena trance, como Midi Miliz, projecto que desde 2000 vê os seus temas editados por casas como a Twisted Records, d.Drum, mas essencialmente pela canadiana Boshke Beats. O seu mais recente e muito aclamado álbum, “Non Standars”, teve edição pela Gravity Plus, a mesma que, juntamente com a Boske Beats, deu a conhecer o êxito “The 1st” dos X-Dream.

Spirallianz, editado pela Spirit Zone, é mais uma das suas aventuras, onde percorrem os caminhos do techno, psy trance e minimal.

A partir de 2005 esta dupla dá a conhecer a sua vertente progressiva e minimal, através do projecto Extrawelt, com enorme sucesso. “Soopertrack”, tema que viria a catapultar os Extrawelt para a ribalta, é editado pela Electro-Choc, onde divide o disco com o não menos conhecido tema de Nathan Fake, “The Sky Was Pink”, e pela Border Community, de James Holden. O mesmo tema faria parte de uma série de mix-cds dos quais se podem destacar os de Agoria, John Tejada ou Sven Vath.

Já em 2006 foram responsáveis pelo lançamento 001 da Kompass Musik, “Fernweh/Drehfehler” e pelas edições mais bem sucedidas do respectivo ano por parte da Traum: “Doch Doch” e “Schmedding 8000”.
Passam igualmente a fazer parte do catálogo da Cocoon ao editarem “Titelheld”, feito considerável para um projecto recém-criado, e da Soniculture com “Bitpresse”, faixa do Soniculture 003, dividido com Dalessandro & Expander, onde assinam como Midi Miliz.

Em 2007 a Traum reedita “Doch Doch”, em duas partes, com remisturas de Jeff Samuel, Larsson, Moonbeam e Patrick Zigon, e em 2008 editam o ep “DistTheme” através da Kompass Musik.

Margot meets The Melody Maker convidaram-nos para remisturar “Torch”, original dos Soft Cell, tema incluído no mix cd “Transitions” de John Digweed e, Alexander Kowalski e John Dahlbach, contaram igualmente com os préstimos de Extrawelt com remixes de “Star Changing” e “Vitamin” respectivamente.

Extrawelt - Album

No final de 2008 surge “ Schöne Neue Extrawelt”, edição Cocoon, o seu 1º LP, que tem atingido enorme sucesso a nível mundial e que agora é apresentado em Portugal. A partir de 25 temas a dupla seleccionou os 12 que melhor funcionam em concerto, resultado: um álbum que faz uma extraordinária utilização do espaço, sem nunca cair na monotonia, movendo-se como um todo e com a percepção de quanto tempo e qual a energia necessária para atingir os seus fins, sem nunca cair em facilitismos, na senda de “Animals” dos seus parceiros de editora Minilogue.

Ao vivo, sem nunca descurarem as suas influências trancy, os Extrawelt constroem uma paleta sonora única que de tema para tema engloba uma série de sonoridades: do house progressivo ao electro, do tech-house ao minimal, passando pela construção de sintéticas paisagens ambientais.


Esta Sexta-Feira, Extrawelt em formato live + Expander + Manu + Thinkfreak @ Via Club, Coimbra.

Sem comentários:

 
Copyright 2009 origami. Rádio Universidade de Coimbra Emissão Online, Online Broadcast | 107.9FM (Coimbra, Portugal).