segunda-feira, dezembro 11, 2006

AGORIA_The Green Armchair Tour

Sebastien Devaud aka Agoria é, ao lado de Vitalic e The Hacker, um dos mais respeitados nomes da actual cena techno francesa.

Com uma mãe cantora de ópera e um pai arquitecto vanguardista, a infância e adolescência de Sebastien foi preenchida por música, pelo que, dar a conhecer aquilo que ouvia aos seus amigos mais próximos tornou-se desde cedo uma actividade que o entusiasmava.

Daí a tornar-se dj foi uma questão de tempo e em meados de 90 actuava ao lado de nomes como Jeff Mills, Richie Hawtin, Dj Hell, ou Christian Vogel por toda a Europa, com uma identidade muito própria que o tornaria uma figura de destaque no panorama internacional.

A ambição e a criatividade de Sebastien, pediam mais que continuar a passar discos de outros produtores e, em 98, começa a produzir o seu próprio material, chamando a atenção de editoras independentes francesas como a Kubik, UMF, A_Atraction, Tekmics ou Zebra 3 e os seus temas passados por Laurent Garnier, Sven Vath, Luke Slater, Dj Hell, entre outros. “11ème Marche” era na altura tema recorrente nos mais prestigiados clubes, e até os ingleses, pouco receptivos às novas sonoridades provenientes do outro lado do Estreito, se rendiam a Agoria, com Pete Tong e Seb Fontaine a inserirem com frequência este tema nas playlists dos seus programas radiofónicos. Em 2003 Agoria chegaria ao outro lado do Atlântico muito graças à remistura do clássico “Big Fun” dos Inner City que, ao ser do agrado de Kevin Sauderson, o levou a actuar no festival Movement, em Detroit, ao lado do próprio Sauderson, Juan Atkins e Kenny Larkin.

2003 corria-lhe de feição e Setembro desse ano via a coroação de Agoria como príncipe do techno francês, aquando da edição do seu 1º Lp/Cd, “Blossom” (PIAS France), renovando a concepção do techno, com forte impacto não só em França como no resto da Europa.

A imprensa internacional entrava em regozijo considerando “Blossom” “um momento único na história da música de dança, a testemunhar”, Agoria “ um génio cintilante” “um á vontade na forma como cruza géneros inexcedível”, muito graças a temas que se tornariam autênticos hinos como o já referido “11ème Marche”, “Sky is Clear” ou “Spinach Girl”.

“Les Beaux Jours” e o mix-cd “Cute & Cult”, de 2005, confirmavam as qualidades de Agoria como produtor e dj, conduzindo à edição, em Outubro passado, do seu 2º Lp/Cd, “The Green Armachair” (PIAS France). Electro, Hip-Hop, Techno, Downtempo, estão presentes neste registo, sempre com o carimbo de Agoria bem impresso nos temas, onde desfilam os nomes de Peter Murphy (Bauhaus), Princess Superstar ou Neneh Cherry, estrelas que darão luz a um álbum que pretende atingir novos públicos.

“Code 1026” é o 1º tema tornado single, e consta que já faz parte das escolhas de Laurent Garnier, Tiga, Adam Freeland, Dj Hell, Felix da Housecat ou James Holden, provando, uma vez mais, que Agoria consegue reunir as preferências de um leque abrangente de djs sobre a mesma bandeira tal como havia sucedido com “11ème Marche”.

Apesar das suas constantes apresentações como dj e a intensa produção própria em estúdio, Agoria ainda se dedica à remistura de temas alheios como foi o caso de artistas como os já referidos Inner City (Kevin Sauderson e Paris Grey), Señor Coconut and His Orchestra, Layo & Bushwacka, Franz Ferdinand, Paul Kalkbrenner, entre outros.

Dois meses depois do lançamento de “The Green Armachair”, Agoria visita Coimbra para dar a conhecer o seu trabalho e mostrar as razões que o levam a ser considerado o mais importante dj da nova vaga francesa, numa tour que inclui as cidades de Paris, Madrid, Barcelona, Genéve, Berlim, Moscovo…

Sexta, 15 de Dezembro @ VIA LATINA, Coimbra - AGORIA (dj) + Afonso Macedo (dj)

Bilhetes em sorteio durante as emissões desta semana!

Sem comentários:

 
Copyright 2009 origami. Rádio Universidade de Coimbra Emissão Online, Online Broadcast | 107.9FM (Coimbra, Portugal).